O que define o tempo de autonomia em um nobreak?

Home / Blog / O que define o tempo de autonomia em um nobreak?
O que define o tempo de autonomia em um nobreak?

Tempo de autonomia é o tempo durante qual o nobreak, partindo com as baterias carregadas, assegura a continuidade de alimentação de energia à carga, quando a fonte de alimentação em C.A. falha. Em outras palavras é o tempo em que seu nobreak alimenta a carga por meio das baterias durante uma falta de energia elétrica.

Muitos acreditam que a instalação de um nobreak de maior potência irá fornecer mais autonomia para sua carga, porem a lógica para o tempo de autonomia não funciona dessa forma. Veja abaixo os fatores que determinam o tempo de autonomia em um nobreak.

Quantidade e capacidade de baterias.

Quando ocorre uma falta de energia elétrica, todo sistema e carga que esta ligada ao nobreak passa a ser alimentada por uma única fonte, as baterias. Sendo assim, quanto maior o numero de baterias e de maior capacidade (em Ah) estão instaladas ao sistema do nobreak, maior será seu tempo de autonomia.

• Exemplo:  Se você possui um nobreak de 1Kva e nele estão instaladas 4 baterias de 12Vcc 18Ah, esse equipamento fornecerá uma autonomia maior que um nobreak de 2Kva com 2 baterias de 12Vcc 18Ah.

Toda essa combinação de baterias instaladas ao nobreak deve ser definida por meio de especificações de fabricantes e equipe técnica especializada, respeitando a tensão de baterias e corrente do carregador no nobreak.

Consumo da carga:

A potência consumida pela carga alimentada pelo nobreak impacta diretamente o tempo de autonomia, de forma que se um determinado nobreak  com uma determinada capacidade de baterias, tem sua autonomia reduzida conforme o consumo da carga aumenta.

• Exemplo: Um nobreak de 1Kva com duas baterias de 12Vcc 18Ah, terá uma autonomia de aproximadamente 30 minutos com sua carga consumindo 500Watts de potência. Se o consumo da carga passar a ser 900Watts, sua autonomia será de aproximadamente 12 minutos.

Vida das baterias:

Com o passar do tempo e intensidade de utilização, as baterias vão perdendo sua capacidade de carga, reduzindo o tempo de autonomia que irão fornecer. Sendo assim, essa perda de capacidade durante a vida da bateria deve ser considerada em um projeto para determinar a autonomia necessária de um nobreak.

Todo projeto de implementação de nobreak, deve considerar a autonomia necessária e a quantidade de baterias para atingir esse valor. A viabilidade da autonomia em relação a criticidade do sistema deve ser analisada, considerando o custo de futuras substituições das baterias ao longo da vida de operação do equipamento.

A Brumatec possui equipe de engenharia de aplicações altamente capacitada, para dimensionar bancos de baterias e analisar a viabilidade de projetos para sistemas de energia ininterrupta.

Entre em contato.


Voltar