icone-bateria

Análise e manutenção em bancos de baterias

Grande parte das falhas de nobreaks em situações de falta de energia se deve a problemas de baterias sem capacidade de carga. Essa perda de capacidade pode ser decorrente do tempo de vida, defeitos de fabricação ou por conta de condições inadequadas de operação e instalação.

Manter a manutenção dos bancos de baterias em dia é imprescindível, não somente para nobreaks, mas para retificadores e sistemas solares, entre outros, que dependem da acumulação de energia para o seu funcionamento. Atuamos na manutenção preventiva, preditiva e corretiva de banco de baterias chumbo-acido, seguindo requisitos e orientações da norma NBR 15641.

Dispomos de equipamentos e conhecimento que possibilitam a realização das ações necessárias como análise de resistência interna e tensão de flutuação com relatório individual de baterias, aferição e adequação de torque nos terminais, aferição de temperatura e inspeção termográfica, aferição de tensão, corrente e comportamento do carregador, inspeção visual do conjunto pra localizar danos físicos e vazamentos e ensaio de descarga.

Realizamos também o fornecimento e substituição de baterias chumbo-acido, seguindo rigorosos requisitos e as principais recomendações da norma NBR 15389, onde as baterias fornecidas são de alta confiabilidade, com garantia de que seu sistema terá a autonomia, segurança e durabilidade esperada.

Sendo um componente eletroquímico, a bateria não possui um comportamento linear, o que dificulta muito sua aferição por métodos comuns e rápidos. A análise das baterias pode ser realizada sem o desligamento do sistema por meio de instrumento adequado, possibilitando a medição e registro de variáveis como resistência interna e tensão individual de trabalho de cada bateria do conjunto.

O fornecimento de um relatório com o registro dessas medições pode determinar que uma ou mais baterias estejam sem condições de operar, bem como possibilita o acompanhamento da tendência de falha dessas baterias, evitando paradas imprevistas.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa?