Conheça os principais pontos da manutenção preventiva em nobreaks

Home / Blog / Conheça os principais pontos da manutenção preventiva em nobreaks
Conheça os principais pontos da manutenção preventiva em nobreaks

Manutenção preventiva é uma ação com o objetivo de prevenir paradas e falhas de peças e componentes em diversos tipos de máquinas e equipamentos. A manutenção preventiva em nobreaks visa aferir totalmente o equipamento, buscando o aumento da confiabilidade do sistema durante uma falta de energia elétrica. Itens como baterias, carregador, forma de onda da energia, operação em bateria, entre outros, são totalmente testados. Veja abaixo alguns dos pontos mais importantes da manutenção preventiva em nobreaks

Baterias:

As baterias estacionárias utilizadas em nobreaks possuem uma vida útil limitada, de acordo com o tipo de bateria aplicada, a temperatura ambiente e os ciclos de carga e descarga realizados. Em momentos que faltas de energia, se um dos blocos do conjunto de baterias estiver danificado ou esgotado, todo sistema ira desligar.

Durante a manutenção preventiva de um nobreak, são realizados testes e analises individuais em cada monobloco de bateria, com o intuito de identificar baterias defeituosas ou com baixa capacidade de carga, possibilitando uma ação de substituição antes que o sistema sofra um desligamento inesperado.

Carregador:

O circuito de carregador de um nobreak, é responsável por recarregar as baterias após um período de descarga, e por manter a tensão de flutuação das baterias para que as mesmas permaneçam com seu nível de carga suficiente para suportar o sistema durante um queda de energia na rede elétrica. Em alguns nobreaks a falha do circuito carregador é facilmente identificada pela emissão de um alarme de falha, porem em alguns equipamentos uma falha no carregador pode passar desapercebida, prejudicando a operação e a vida útil das baterias. Durante a manutenção preventiva o circuito carregador é aferido e em alguns casos pode ser calibrado, proporcionando um maior confiança de que o sistema ira operar corretamente durante uma falta de energia.

Ventilação e sobre-aquecimento:

O nobreak é um sistema de potência, seus circuitos possuem componentes responsáveis pelo chaveamento em alto nível de corrente elétrica, proporcionando uma elevação da temperatura que pode ocasionar danos aos circuitos de potência. Por esse motivo os nobreaks possuem um sistema de ventilação para ajudar em seu arrefecimento, a parada de um ventilador ou a obstrução do sistema por poeira pode impactar drasticamente a operação do equipamento.

Limpeza:

Durante a manutenção preventiva, o equipamento passa por uma limpeza completa, eliminando toda a poeira e contaminantes presentes em seu circuitos e componentes.

Sobre-carga:

Durante a manutenção preventiva, o técnico faz a medição da carga que esta sendo consumida no equipamento, com essa ação é possível identificar sobre cargas e desbalanceamento de fases com o intuito de buscar uma solução para o problema.

Conexões de Potência:

Conexões elétricas internas e externas ao equipamento devem estar devidamente fixadas e apertadas, caso contrario pode ocorrer sobreaquecimento e até desligamento da carga alimentada pelo nobreak. Durante a manutenção preventiva todas as conexões são aferidas e apertadas novamente, assim elevando o nível de confiabilidade no equipamento.

Teste e aferição completa:

Por fim, todo o equipamento passa por testes e aferições, físicas e por meio de conexão via software. O equipamento também passa por outras diversas ações que proporcionam uma operação mais confiável do nobreak até a próxima manutenção preventiva.

Agora que você já sabe todos os pontos relevantes da manutenção preventiva em um nobreak bem como sua importância, agende a manutenção preventiva de seu equipamento com a Brumatec, nossa equipe técnica esta pronta para oferecer as melhores condições para a operação segura de seu nobreak.


Voltar