Analise comparativa de aplicação entre nobreaks de topologia rack e torre

Quando existe a necessidade da aplicação de um nobreak em um ambiente como datacenter de pequeno porte, pode aparecer a dúvida sobre aplicar um nobreak com topologia rack ou um nobreak com topologia tipo torre. Leia abaixo algumas considerações sobre cada topologia e vantagens e desvantagens de cada uma.

Nobreak Topologia Rack:

Primeiramente vale salientar que nesse Newsletter quando utilizamos o termo nobreak tipo rack, estamos se referindo a nobreaks que compartilham o rack com dispositivos de dados e servidores. Sendo assim, ficam fora dessa consideração nobreaks modulares de altas potências.

O nobreak de topologia rack é um equipamento que é fixado com sua longitude horizontal em um mesmo rack aonde são montados os servidores switches e roteadores, sendo assim a primeira vantagem a ser considerada é sua enorme economia em espaço físico, já que além de economizar a área do piso para o nobreak, também possui a montagem de seus bancos de baterias no mesmo rack de forma verticalizada. Uma outra vantagem a ser considerada é que o equipamento não necessita de implementação ou adequação de infraestrutura elétrica, já que toda a distribuição de tomadas é feita no próprio rack para os dispositivos.

As desvantagens do nobreak tipo rack se inicia quando o rack já não tem mais capacidade para instalação do nobreak, desta forma fica inviável a instalação de um rack adicional somente para o equipamento. Porem a maior desvantagem dessa topologia está concentrada na manutenção do nobreak, os tópicos abaixo descrevem as várias desvantagens do nobreak rack em relação a manutenção:

Difícil acesso do técnico: Dificilmente o técnico terá acesso ao equipamento para executar ações mais incisivas, tendo assim a necessidade de remover o equipamento do rack.

Mobilidade: Se tratando de um equipamento geralmente pesado, fica complicado para o técnico remover o nobreak de rack para executar a manutenção ou levar para um laboratório de reparos.

Proximidade aos servidores: A principal função do nobreak é manter a carga critica operando sem interrupções, com a proximidade do nobreak aos servidores, o risco de um desligamento acidental da carga durando uma manutenção é muito elevado.

By-Pass externo: Como o nobreak de rack não possui um quadro de conexão externa, não existe a possibilidade de executar uma manobra de by-pass externa ao nobreak de forma rápida.

Nobreak Topologia Torre:

Analisando as vantagens do nobreak para rack, fica nítida que a maior desvantagem do nobreak torre em relação ao rack é sua utilização de espaço no piso, outra desvantagem na grande maioria dos casos (Em potencias acima de 3Kva) é a necessidade de um quadro elétrico de alimentação e distribuição.

O Nobreak torre se torna viável em todos os casos aonde existe espaço físico para sua instalação. Tendo sua manutenção mais acessível e geralmente com menor custo, o equipamento nessa topologia também reduz o risco de interferência do técnico nos dispositivos e servidores que estão nos racks do datacenter.

Esta precisando de um nobreak para seu datacenter ou seu nobreak necessita de manutenção?

Entre em contato com a Brumatec, nossa equipe estará pronta para atender você.

    Aceito receber comunicações e permito que meus dados sejam armazenados.

    EMERGENCIAS 24H

    A Brumatec disponibiliza um atendimento 24h para emergência em sistemas de alta criticidade pelo telefone ou whatsapp:

    (19) 97111-8191, o atendimento é feito mediante ao custo de suporte via telefone ou ao custo de visita técnica.

    CONSULTA ORDEM DE SERVIÇO


    Chave de Acesso:
    Senha: